Diretório do Hotel
Bem-vindo ao Hotel Convento do Salvador
Queremos, em primeiro lugar, desejar-lhe as boas-vindas e agradecer a escolha da nossa unidade hoteleira para a sua visita a Lisboa. A equipa do Hotel estará sempre à sua disposição para que a sua estada seja tão agradável quanto possível.
Agradecemos antecipadamente os seus comentários, que nos permitirão melhorar os nossos serviços para que, tanto a sua estada como a dos futuros hóspedes do Hotel Convento do Salvador seja mais apreciada.
O Hotel Convento do Salvador dá prioridade à satisfação das necessidades dos seus hóspedes, disponibilizando uma série de serviços: wi-fi gratuito em todo o edifício, zonas de trabalho, de leitura e de descanso, pequeno-almoço buffet, bar, pátio com esplanada. Isto porque queremos que se sinta em casa.
Finalmente, desejamos-lhe a continuação de uma boa viagem, esperando que esta visita a Lisboa tenha ido de encontro, ou mesmo suplantado, as suas expectativas.
O Edifício
O Hotel, que resulta da adaptação de um dos mais antigos conventos de Lisboa, é um empreendimento contemporâneo e confortável com vários tipos de unidades de alojamento, algumas delas especialmente apropriadas para famílias ou para pessoas com mobilidade condicionada.
Localizado no mítico bairro de Alfama, o Hotel está a dois passos de quase todas as atrações turísticas de Lisboa: os bairros históricos, o Castelo e a Sé, os restaurantes e bares típicos, os sítios onde se pode ouvir Fado, a Baixa Pombalina e a Praça do Comércio, os museus, os miradouros, o famoso Elétrico 28 que passa à porta.
O Hotel e o Centro de Juventude
O Hotel Convento do Salvador é um projeto inovador no âmbito da Economia Social, tendo por objetivo apoiar a atividade desenvolvida pelo Centro Convento do Salvador, que funciona no mesmo edifício, e cuja programação de âmbito cultural é direcionada para a infância e para a juventude.
Os serviços que disponibilizamos de organização de reuniões e de eventos são possíveis através da articulação com este Centro de Juventude, que possui vários tipos de espaços e de equipamento.
Tanto o Hotel como o Centro são propriedade da Associação para a Promoção Cultural da Criança (APCC) que é uma organização com estatuto de Utilidade Pública e sem fins lucrativos.
Arte no Hotel
Existe um variado conjunto de obras de arte dos mais destacados artistas contemporâneos portugueses espalhadas pelas zonas comuns e privadas do Hotel.
Para fazer um tributo à azulejaria portuguesa, o Hotel Convento do Salvador convidou a dupla de artistas Pedrita para executar o grande painel do átrio.
O Hotel conta ainda com obras de Ana Hatherly, Ana Vieira, Ângelo de Sousa, António Costa Pinheiro, Bartolomeu dos Santos, Bela Silva, Eduardo Nery, Fernanda Fragateiro, Graça Morais, Helena Almeida, Ilda David, João Cutileiro, João Vieira, Jorge Martins, José de Guimarães, José Pedro Croft, José Rodrigues, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Lagoa Henriques, Malangatana, Manuel Batista, Paula Rego, Pedro Cabrita Reis, Pedro Casqueiro, Pedro Proença, Rui Sanches e Xana.
H2O Lisboa
“H2O LISBOA” é uma garrafa reutilizável criada para promover o consumo de água da rede pública de Lisboa no Hotel Convento do Salvador.
As pessoas geralmente consideram que a água da torneira é de inferior qualidade e preferem consumir água engarrafada. Mas o fato é que a água da rede pública de Lisboa tem um dos mais exigentes controlos de qualidade do mundo, sendo monitorizada mais de 300.000 vezes por ano, muito acima dos controlos de qualidade praticados para águas engarrafadas.
Quisemos que o ato de consumo de água da torneira fosse associado a algo que está na moda conferindo-lhe sofisticação, criando um design que nos dá a perceção geral a que normalmente está associada uma “Água Premium”.
http://www.epal.pt/EPAL/menu/agua/controlo-da-qualidade-da-agua
Localização
Alfama | Lisboa | Portugal
Localizado no centro histórico de Lisboa, a poucos metros do miradouro das Portas do Sol e a curta distância do Castelo de S. Jorge e da Sé, o Hotel está integrado no bairro mais tradicional da cidade, Alfama. As principais atrações turísticas de Lisboa podem ser visitadas num agradável passeio a pé.
GPS 38.712754, -9.130039
Contatos
Hotel Convento do Salvador
Rua do Salvador, 2B
1100-465 LISBOA – PORTUGAL
Tel. (+351) 218 872 565
Fax (+351) 218 872 566
E-mail: hotel@conventosalvador.pt
Equipa
Administração – Paulo Caramujo
Receção – Eugénia Leitão
Food & Beverage – Tânia Costa
Housekeeping – Tânia Costa
Manutenção – Umar Farooq
DIRETÓRIO DO HOTEL
A-Z
Acessibilidade Reduzida
Este Hotel foi concebido para receber facilmente pessoas com mobilidade reduzida, dispondo de um quarto com instalação sanitária adaptada assim como WC no piso 0 para ambos os sexos.
Aeroporto
O Aeroporto de Lisboa localiza-se a 5 km do Hotel. Se desejar contatar diretamente o Aeroporto de Lisboa, marque 0 seguido do número 218 413 500.
Água da Rede Pública
A água da rede pública de Lisboa (EPAL) é uma água tratada, rigorosamente controlada, de acordo com os requisitos legais nacionais e europeus.
Aluguer de Automóveis
Acordos especiais com vários Rent-a-car. Por favor contacte a Receção (extensão 9).
Amenities de Conforto e Higiene
Estão disponíveis alguns artigos de higiene nos quartos, tais como sabonete, champô, gel de banho e touca de banho. Poderão ser disponibilizados outros amenities de conforto e higiene a pedido e mediante existência em stock, tais como copos, kit de higiene oral, kit de barbear, kit de costura, lima de unhas, algodão de limpeza, pente, calçadeira e tira limpa-sapatos. Por favor contacte a Receção (extensão 9).
Animais
Não são permitidos animais, de estimação ou outros, em todos os espaços do Hotel independentemente do seu tamanho ou raça.
Ar Condicionado
Todos os quartos estão equipados com sistemas de ar condicionado com regulação autónoma para aquecimento e arrefecimento. Uma vez que este edifício possui requisitos de eficiência energética, o sistema de climatização desliga-se automaticamente se as janelas forem abertas.
Avarias
Em caso de avaria ou de outra anomalia detetada no seu quarto, por favor contacte a Receção (extensão 9).
Baby Sitting
Se precisar de uma ama, por favor contacte a Receção (extensão 9).
Bagagem
Por favor contate a Receção (extensão 9) para assuntos relacionados com a sua bagagem.
Bancos
Existem várias agências bancárias a curta distância do Hotel. O seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, entre as 08h30 e as 15h00.
Berço
Berço grátis mediante disponibilidade. Por favor contate a Receção (extensão 9) para mais informações.
Business Centre
O átrio principal do Hotel pode ser utilizado como business centre.
Existe a possibilidade de utilização, a título gratuito, de computadores portáteis com acesso a Internet e a programas Microsoft Office, bem como a impressoras multifunções com papel A4 (impressão a P/B ou cor, scanner a P/B ou cor).
O acesso a estas facilidades é restrito, devendo ser contatada a Receção (extensão 9) para mais informações.
Cama Extra
A cama extra tem um custo adicional e está sujeita a disponibilidade. Por favor contate a Receção (extensão 9) para mais informações.
Chave Key Card
Para sua segurança mantenha o cartão-chave do seu quarto sempre consigo. Em caso de perda ou extravio, solicite a emissão de um novo cartão-chave na Receção mediante apresentação de um documento de identidade.
Check In
No dia da chegada poderá ocupar o seu quarto a partir das 15h00 após o procedimento de check in.
Check Out
No dia da saída deverá deixar o seu quarto livre até às 12h00. Para minimizar o tempo despendido no check out queira por favor pedir na Receção, no dia antes da sua saída, um extrato da sua conta corrente.
Cofres / Valores
Por favor utilize o cofre instalado no seu quarto para guardar os seus valores. O Hotel não se responsabiliza por roubos ou perdas.
Contatos Telefónicos Úteis
Número Nacional de Emergência: 112;
Policia: (+351) 213 427 379;
Bombeiros: (+351) 800 913 913;
Hospital: (+351) 217 805 111;
Aeroporto: (+351) 218 413 500;
Posto de Turismo: (+351) 210 312 810.
Correio
Por favor contacte a Receção (extensão 9) para o envio de postais, cartas, fax ou encomendas.
Danos
Todos os danos causados no Hotel (quartos e zonas públicas) serão imputados aos respetivos responsáveis, sendo-lhes exigido o valor calculado de substituição.
Despertar
Por favor solicite o serviço de despertar à Receção (Extensão 9).
Elevadores
As crianças até aos 10 anos só deverão utilizar os elevadores quando acompanhadas por adultos. O Hotel não assume qualquer responsabilidade pelo incumprimento desta norma. Em caso de incêndio nunca utilize os elevadores.
Emergência
Este Hotel possui os mais recentes e tecnologicamente avançados meios de prevenção e combate/retardamento de incêndio. Contudo, é importante que os nossos hóspedes conheçam as seguintes regras básicas de ação em caso de incêndio.
Mantenha a calma e siga as seguintes instruções:
- Em caso de emergência nunca use os elevadores. Utilize as escadas e siga as indicações da sinalização de emergência e do Staff do Hotel;
- Em caso de evacuação ou se ouvir o sinal de alarme dirija-se de imediato à porta principal do Hotel e verifique se os seus acompanhantes estão presentes. Na falta de alguém comunique o fato à Receção;
- Se o seu quarto cheira a fumo desligue o ar condicionado e outros aparelhos elétricos que tenha ligados, dirija-se para a saída de emergência mais próxima, acione o alarme de incêndio e dirija-se para o Átrio do Hotel no piso 0. Não tente levar consigo objetos pessoais;
- Se houver fumo no corredor baixe-se o mais possível, gatinhando se necessário junto à parede, dirija-se para a saída de emergência mais próxima, acione o alarme de incêndio e dirija-se para o Átrio do Hotel. Não tente levar consigo objetos pessoais;
- Se não tiver visibilidade por causa do fumo não saia do quarto. Feche a porta, calafetando-a com toalhas molhadas. Contate a Receção (Extensão 9) ou vá à janela pedir socorro.
Estacionamento
Existe a possibilidade de estacionar veículos ligeiros em parques públicos na proximidade com funcionamento diário de 24 horas. Por favor contate a Receção (extensão 9) para mais informações.
Farmácia / Médico
Existem farmácias a curta distância do Hotel. Para informações sobre farmácias de serviço ou serviços médicos por favor contacte a Receção (extensão 9).
Fax e Fotocópias
Caso precise de receber um fax, o número de fax do Hotel é o (+351) 218 872 566.
Caso pretenda enviar um fax ou fotocopiar um documento, favor contate a Receção (extensão 9).
Flores
Por favor contate a Receção (extensão 9).
Impostos
O IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) está incluído em todos os preços de venda.
Internet & Wi-fi
Por favor solicite à Receção o Nome de Utilizador e Palavra Passe para aceder à Internet sem fios gratuita nas zonas comuns do Hotel. No menu da televisão instalada no seu quarto encontrará o Nome de Utilizador e Palavra Passe para aceder à Internet sem fios gratuita que funciona exclusivamente neste espaço privado.
Jornais & Revistas
Existem jornais e revistas disponíveis diariamente no Átrio do Hotel. Por favor contate a Receção (extensão 9) se desejar outro tipo de órgão de imprensa escrita.
Lavandaria / Limpeza a Seco
Existe um impresso um saco de Lavandaria no roupeiro do quarto. Por favor preencha o impresso, coloque a roupa no saco e deixe-os no quarto de forma visível e contacte a Receção (extensão 9) até às 10h00 para que a empregada de piso faça a recolha. Este serviço não está disponível aos domingos e feriados.
Limpeza Diária do Quarto
A limpeza do seu quarto é efetuada diariamente. Se desejar que não seja feita, por favor contacte a Receção (extensão 9).
Livro de Reclamações
Existe um Livro de Reclamações disponível no Hotel. Por favor contate a Receção (extensão 9).
Locais de Culto
Para informação sobre locais de culto (igrejas, mesquita, sinagoga) por favor contate a Receção (extensão 9).
Mapas
Existem mapas da cidade disponíveis na Receção.
Meios de Pagamento
São aceites pagamentos em dinheiro, com cartão de débito bancário e com os principais cartões de crédito. Não são aceites pagamentos em cheque, nos termos da alínea a) do artigo 15 do Decreto-Lei nº 454/91 de 28 de dezembro.
Mensagens
O serviço de mensagens está disponível através de contato com a Receção (extensão 9).
Menu de Almofadas
Existe um menu de almofadas à sua disposição. Por favor contacte a Receção (extensão 9).
Mudança de Roupa de Cama
A mudança de roupa de cama é feita três vezes por semana ou sempre que o cliente o solicite. Se não desejar a sua troca, por favor contate a Receção (extensão 9).
Mudança de Toalhas
Preocupamo-nos com o seu conforto e com o ambiente, e por isso deixamos-lhe a possibilidade de optar pela mudança diária de toalhas (quando colocadas na base de duche ou no chão) ou reaproveitamento das mesmas (quando colocadas no toalheiro ou nos cabides da parede).
Receção
A Receção (extensão 9) está ao seu dispor 24 horas por dia, estando capacitada para prestar informações sobre o funcionamento do Hotel, oferta cultural e turística, transportes, restauração, entre outros.
Reuniões & Eventos
Por favor contate o nosso Departamento de Eventos (extensão 800 ou meet@conventosalvador.pt) para informações mais detalhadas.
Secador de Cabelo
Existe um secador de cabelo com tomada universal para máquinas de barbear na casa de banho do seu quarto.
Segurança
- Sempre que sair do quarto comprove que a porta fica fechada mesmo quando se ausenta por um período curto;
- Mantenha a porta fechada enquanto estiver no quarto;
- Notifique a Receção (extensão 9) sobre ocorrências que lhe pareçam estranhas ou caso encontre objetos estranhos ou abandonados;
- Não deixe as suas bagagens/pertences abandonados nas áreas comuns do Hotel;
- Nunca exponha joias, dinheiro ou outros valores no seu quarto;
- Nunca convide pessoas estranhas para o seu quarto;
- Nunca revele o nome do Hotel e o número do quarto a estranhos;
- Nunca coloque o seu cartão de quarto (keycard) junto com elementos identificadores do Hotel (nome, morada, e-mail, etc.);
- Nunca permita a entrada no quarto a pessoal de manutenção sem confirmar junto da Receção (extensão 9);
- Nunca permita a entrada de pessoas no quarto com mercadorias não solicitadas.
O desrespeito pelas regras acima descritas inviabiliza qualquer tipo de responsabilidade do Hotel. O Hotel não se responsabiliza por qualquer bem ou valor deixado num quarto ou nas suas áreas comuns.
Tabaco
Não é permitido fumar em todos os quartos e espaços sociais interiores deste Hotel. Qualquer dano provocado por cigarros ou outro tipo de tabaco será imputado ao cliente.
Telefone
Existe um telefone disponível no seu quarto. Para obter acesso a linha exterior marque 0. Consulte o tarifário de chamadas e os indicativos dos países no menu do seu televisor ou contate a Receção (extensão 9). As chamadas efetuadas serão automaticamente debitadas na sua conta corrente.
Televisão
A televisão instalada no seu quarto permite-lhe o acesso a uma extensa lista de canais portugueses e estrangeiros, que poderá consultar abaixo.
Voltagem
Os quartos estão equipados com corrente elétrica de 220V. Existem adaptadores disponíveis na Receção mediante pagamento de caução.
Existem tomadas USB disponíveis na base do frigobar.
LISBOA
Poucas cidades se podem gabar de, como Lisboa, terem um magnífico cenário natural e uma identidade cultural tão genuína, rica e variada.
A Lisboa adormecida do século XX surge agora como uma cidade orgulhosa e confiante no seu estilo muito próprio, e com o seu legado histórico intacto (sobretudo o da época dos Descobrimentos).
A cidade renasce de uma forma nunca vista desde a reconstrução pós-terramoto de 1755, pois enquanto a maioria das capitais europeias foram em grande parte destruídas durante a Segunda Guerra Mundial e subsequentemente reconstruídas, Lisboa manteve-se neutra e sobreviveu à guerra, não tendo por isso sofrido uma renovação significativa desde o século XVIII. Isso quer dizer que os seus bairros históricos hoje aparentam ser
ruínas românticas, mas tanto lisboetas como os que chegam de fora estão a despertar para o encanto da Lisboa antiga. Ela vai-se lentamente renovando, seduzindo com as suas belas vistas e com os seus padrões de azulejos e calçadas, convidando à abertura de novos cafés, lojas, hotéis de charme e restaurantes.
Enquanto essa nova energia contagiante paira no ar, deixe-se levar pelo que sempre existiu – uma cidade que deslumbra pela sua autenticidade.
A atração principal de Lisboa é a própria cidade. Lisboa é um monumento ao romantismo do passado, uma cidade esteticamente sedutora que convida à contemplação em cada uma das suas colinas. Coroadas com muralhas imponentes, belos miradouros, e monumentos luminosos, cada colina de Lisboa tem a sua própria personalidade. Elas formam uma cidade enigmática, cénica e autêntica com uma essência e ambiente únicos, resultando numa capital europeia verdadeiramente fotogénica sem superficialidades.
Deslumbra pela sua beleza pouco convencional, seduz pelo seu espírito contagiante, e fascina pela sua mistura de cores e sons. Com um clima ameno e solarengo, os dias parecem ter mais de 24 horas, forçando a abrandar o passo e a apaixonar-se por bairros genuínos e multifacetados.
Desordenada e dilapidada pelo tempo, encontra-se por vezes também na vanguarda da cultura urbana, mas sempre mantendo-se verdadeira e fiel a si própria, uma cidade onde nem tudo é logo aparente, despertando curiosidade.
Por isso siga os passos de Vasco da Gama e de outros heróis do passado, partindo numa viagem de descoberta!
Alfama
Este bairro medieval é um dos bairros mais antigos da Europa. É uma pequena aldeia ou medina no meio da capital, e uma relíquia dos tempos anteriores ao grande terramoto de 1755, tendo em boa parte escapado à catástrofe graças aos seus sólidos alicerces na colina mais alta da cidade que se estende até ao bairro da Graça.
É um bairro para se perder por ruas estreitas, escadarias, becos e largos, deixando-se guiar pelos sentidos: vendo estendais nas varandas e fantásticas vistas do Tejo, cheirando peixe a assar numa esquina, ouvindo os sons do Fado saídos do interior dos restaurantes típicos, saboreando pratos tradicionais e descobrindo surpreendentes vistas nos seus miradouros.
Este é o bairro mais pitoresco de Lisboa e a verdadeira alma da cidade.
PROXIMIDADE
A Alma do Fado
O Fado é um dos poucos sons urbanos tradicionais do mundo. Ele atravessou as ruas de Lisboa do século XIX até ao topo das tabelas de World Music de hoje. Desde amadores em tascas tradicionais, a profissionais em casas de Fado, sinta a autêntica alma lisboeta.
Bairros de Lisboa
Cada bairro de Lisboa revela uma cidade diferente. Há o centro histórico, começando na Lisboa fundada pelos fenícios que mais tarde também chegou a ser a judiaria (Alfama), há a Lisboa dos mouros (a Mouraria), a Lisboa boémia (Bairro Alto), a Lisboa elegante da Belle Époque (Chiado) e a Lisboa romântica (Príncipe Real). E há também os bairros mais modernos, desde o início do século XX (Campo de Ourique), aos meados do século passado (Avenidas Novas), e a Lisboa futurista (Parque das Nações).
Casa dos Bicos | Fundação José Saramago
Este edifício curioso foi construído em 1523, inspirado nos palacetes de Veneza. Serviu de residência ao governador da Índia portuguesa, Afonso de Albuquerque, e foi um dos poucos sobreviventes do terramoto de 1755. A fachada tem mais de mil bicos, e nos dois últimos pisos estão janelas em estilo manuelino.
O interior foi restaurado para acolher a Fundação José Saramago, pensada para a apresentação de eventos culturais e para a biblioteca do Nobel português.
Castelo de S. Jorge
O castelo de Lisboa situa-se no topo da colina mais alta da cidade e oferece uma das vistas mais deslumbrantes da cidade e do rio. Parte ruína, parte recuperado, é uma romântica miragem que tem sobrevivido por mil anos.
Elétrico 28
É talvez a atração turística mais procurada de Lisboa: um passeio no tempo, subindo colinas e ruas medievais em carruagens antigas movidas a eletricidade, que ainda fazem parte da rede de transportes públicos da cidade e que passam por alguns dos mais pitorescos bairros e principais monumentos da capital.
A linha do emblemático elétrico 28 foi inaugurada em 1914, tendo hoje um percurso de 7km entre a Praça de Martim Moniz e os Prazeres (ou entre Graça e Estrela num itinerário mais curto).
Feira da Ladra
Esta feira realiza-se às terças-feiras e sábados, do nascer ao pôr-do-sol. Por tendas, bancas ou mesmo por panos espalhados no chão, a especialidade é a segunda mão: móveis, ferro-velho, livros e revistas, roupa, discos de vinil, quadros, etc., mas também se vendem objetos em “primeira mão”, sobretudo roupas e artesanato.
Desde o início do século que este "flea-market", como internacionalmente são conhecidos estes mercados, assentou arraiais no Campo de Santa Clara. A entrada ideal é pelo Arco de São Vicente, onde pára o famoso elétrico 28.
Não tenha receio de regatear preços: faz parte do jogo.
Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva
Em 1953, o banqueiro e colecionador Ricardo do Espírito Santo Silva doou o Palácio Azurara e parte da sua coleção privada ao Estado Português. Nasceu assim a Fundação com o seu nome, criada como Museu-Escola com a finalidade de proteger e divulgar as Artes Decorativas Portuguesas e os ofícios com elas relacionadas.
Hoje, além do Museu de Artes Decorativas a Fundação tem 18 oficinas de artes e ofícios tradicionais portugueses que mantêm vivo um importantíssimo património imaterial de saber-fazer e asseguram uma intervenção especializada a nível do património português com a sua vertente de conservação e restauro.
Tem também duas escolas para ensino das Artes: a Escola Superior de Artes Decorativas (ESAD) e o Instituto de Artes e Ofícios (IAO).
Miradouros
Como se as encantadoras ruas de Lisboa já não fossem suficientemente sedutoras, elas muitas vezes levam-nos ao topo de colinas que forçam uma pausa para admirar as vistas dos seus miradouros. Aqui a beleza da cidade leva qualquer um a concluir que esta é uma das cidades mais belas do mundo.
Mosteiro de São Vicente de Fora
As torres deste mosteiro sobressaem na paisagem lisboeta. Este oferece uma das mais fantásticas vistas da cidade do seu terraço assim como um extraordinário interior em grande parte decorado com azulejos. É por isso um dos espaços mais fascinantes de Lisboa, especialmente quando se veem as fábulas de La Fontaine contadas numa série de 38 painéis à volta do seu claustro.
Museu do Aljube – Resistência e Liberdade
O Museu do Aljube - Resistência e Liberdade é dedicado à memória do combate à ditadura e da resistência em prol da liberdade e da democracia.
É um museu municipal que pretende preencher uma lacuna no tecido museológico português, projetando a valorização dessa memória na construção de uma cidadania responsável e assumindo a luta contra a amnésia desculpabilizante e, quantas vezes, cúmplice da ditadura que Portugal enfrentou entre 1926 e 1974.
Museu do Design e da Moda – MUDE
O MUDE está instalado numa antiga instituição bancária. Apresenta uma coleção de moda e de design com peças do século XX até ao presente.
Assim, os grandes nomes do design (Charles & Ray Eames, Le Corbusier, Droog Design...) estão representados ao lado dos maiores estilistas internacionais (Yves Saint Laurent, Christian Dior, Vivienne Westwood, Versace...).
Museu do Fado
Muito mais do que um tributo à musica nacional, mostra igualmente o ambiente cultural e político de Lisboa durante o século XX.
Um guia áudio explica o que está exposto (em português, inglês, francês e castelhano), e um serviço multimédia permite a consulta de gravações, biografias e imagens históricas.
Museu do Teatro Romano
Este pequeno museu (de entrada livre) revela a Lisboa romana. Apresenta peças encontradas durante as escavações do que foi um teatro no século I (que pode ser visto por trás do museu), enquanto ecrãs multimédia contam a sua história.
O teatro comportava até 5000 espetadores, e só cerca de um terço ficou revelado durante as escavações.
Museu Nacional de Arte Contemporânea – MNAC
O MNAC ou Museu do Chiado apresenta arte portuguesa do período compreendido entre 1850 a 1950.
A coleção é mostrada em exposições temporárias temáticas, fazendo parte dela obras emblemáticas de Columbano Bordalo Pinheiro, Amadeo de Souza-Cardoso e Almada Negreiros, assim como uma bela escultura de Rodin.
Praça do Comércio
A maior praça de Lisboa encontra-se virada para o rio e foi originalmente planeada para dar as boas-vindas a quem chegasse à cidade de barco. A que se vê hoje é a sua versão do século XVIII, já que a original (chamada Terreiro do Paço, onde se encontrava o palácio real) foi destruída pelo terramoto de 1755 e posteriormente redesenhada com um arco triunfal virado para o Tejo.
Por baixo das arcadas encontram-se um centro de informação turística, o histórico café Martinho da Arcada, restaurantes e esplanadas, assim como o Lisboa Story Centre que apresenta uma exposição multimédia sobre a história da cidade.
Praça do Rossio
O Rossio é uma das praças mais bonitas de Lisboa. Aqui é possível ver a estátua de D. Pedro IV e suas fontes, conhecer o teatro nacional D. Maria II e o famoso Café Nicola fundado em 1929.
Sé de Lisboa
A Sé de Lisboa tem um interior austero e é diferente das outras catedrais europeias por fazer lembrar um castelo quando vista de fora.
Foi construída por cima de uma antiga mesquita no século XII, misturando o romanesco e o gótico. Perto da entrada pode ver-se a pia onde Santo António foi batizado.
Nas traseiras está o claustro do século XIV que revela vestígios das épocas romana, visigótica e moura em escavações arqueológicas.
No piso superior encontra-se o tesouro que inclui a valiosa custódia de Dom José do século XVIII, coberta de preciosidades.
Fonte: http://www.lisbonlux.com